Visita Guiada com a Maria - Mosteiro Santa-Clara-a-Velha

10:12



Se há coisa que eu gosto de fazer ao fim de semana é aproveitar para visitar ou revisitar sítios na minha própria cidade.
Este Domingo decidi ir ao Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha e realmente foi uma óptima ideia. Já aqui tinha estado à cerca de cinco ou seis anos mas desta vez gostei muito mais, o espólio está melhor organizado e o mosteiro muito mais limpo do que na minha visita anterior.



A visita pode começar pelo Centro Interpretativo ou pelo Auditório, no segundo vemos um documentário sobre a história do local, enquanto se começar-mos pelo primeiro somos logo enviados para dentro do mundo das Clarissas.

Este foi um mosteiro feminino fundado em 1283 e que devido a vários problemas foi extinto mas graças à Rainha Santa Isabel voltou a funcionar em 1314 a quando da fundação da Ordem de Santa Clara.


Na passagem pelo centro interpretativo podemos ver o mais variado espólio, desde elementos arquitectónicos, faiança portuguesa, material antropológico e ainda esta magnifica maquete que nos obriga a imaginar o local em todo o seu esplendor.

Enquanto funcionava o mosteiro era habitado por freiras clarissas que viviam em clausura mas que dispunham de todos os recursos para a sua sobrevivência, desde uma enorme horta, um pomar e faziam criação e abate de animais, tendo para isso um "carniceiro" de bastante confiança.


Quando saímos do Centro Interpretativo somos convidados a dirigir-nos à pequena "Horta Monástica", na minha opinião a ideia é giríssima, eu adorei visitar a pequena horta o problema é que está bastante degradada, as placas identificadores estão completamente apagadas e está tudo cheio de ervas daninhas.

A Rainha D.Isabel viveu no mosteiro após a morte do seu esposo, o rei D.Dinis em 1325, aí tomou o hábito de clarissa mas nunca fez os votos, isto para não ter de renunciar à sua fortuna. Desta forma a rainha usou o seu dinheiro não só para todas as necessidades do mosteiro como para a caridade.


Assim que entramos dentro do edifício somos completamente esmagados pela grandiosidade do sítio, se imaginarmos o que este local foi, podemos conseguir sair daqui com uma experiência magnífica para contar.
O edifício conta com dois andares e com o claustro, na minha opinião peca bastante por não haver aqui qualquer informação, seja do que for. No meu caso entrei aqui já a saber um pouco sobre a arquitectura e a construção do local, mas não é assim para a grande maioria das pessoas, por isso era importante existir muito mais informação.

O edifício é de arquitectura gótica e contém o maior claustro gótico de Portugal, nas paredes ainda é possível ver elementos decorativos do século Xv e XVI assim como azulejaria.


Na minha opinião o claustro é o grande momento da vista, imaginar como este local foi, tentar imaginar como era quando as freiras nos seus modestos hábitos por aqui caminhavam, ver as sepulturas no chão... é realmente algo que nos faz recuar no tempo e perceber o quão importante este local foi para centenas de mulheres.

No final da visita é ainda possível ver grande parte do espólio arquitectónico que foi retirado durante as escavações, o grande problema desta parte é que mais uma vez não há qualquer informação a seu respeito.



Espero que tenham Gostado de visitar este magnifico mosteiro comigo e que o visitem quando vos for possível pois é algo único e que não se pode perder.

Informações Úteis 
Bilhete - 4 euros
Desconto para estudantes e seniores - 2 euros
Até aos 12 anos e no primeiro domingo de cada mês - gratuito

Horário - 10h-18h
Encerra às segunda, 1 de Janeiro, domingo de Páscoa e 25 de Dezembro

You Might Also Like

12 comentários

  1. nossa que lugar lindo, espero um dia pode conhecer

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
  2. Nossa que lugar lindo para visitar
    adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo :)
      Vou visitar o teu blog claro.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. É mesmo :)
      Vou visitar o teu blog claro.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. A história de Portugal é incrível e este mosteiro é prova disso! A arquitectura e a sua história tornam-no visita obrigatória. Quando passar aí terei todo o interesse e gosto em visitar :)

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens toda a razão e infelizmente hoje em dia esta historia está muito esquecida.
      Fico muito feliz em saber que tens interesse em visitar :D

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá bom dia :)

    que lugar incrivel, eu ia me acabar de tanta foto que eu ia tirar !

    Tem post novo no meu blog, fotografei com minha amiga na starbucks ♥ vem ver?
    espero que eu possa te inspirar ♥ e espero também que você possa me seguir para acompanhar as novidades!

    Um beijo e até mais!

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, que lugar maravilhoso.
    Ótimas fotos.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Sou estudante em Coimbra e nunca houve nada que me chamasse muito para visitar este local, mas depois de ver estas fotos e de ler toda a sua história, a vontade é muita!!
    Obrigada por isto!

    ResponderEliminar
  7. Assim que possa já vou visitar ;)
    Beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Search This Blog

Like Us

featured Slider

Popular Posts

LATEST POSTS

Popular Posts

Like me on Facebook