Visita Guiada com a Maria - Grutas de Mira d'aire

11:18

No primeiro dia do ano decidi ir visitar as Grutas de Mira de Aire e foi a melhor decisão que podia ter tomado.
Estas grutas estão situadas nas famosas serras de Mira d'aire e Candeeiros, um sitio maravilhoso com uma paisagem lindíssima, vale mesmo a pena visitar estas serras.




Quando cheguei à entrada das grutas para comprar os bilhetes não fiquei muito entusiasmada, a bilheteira fica dentro da cafetaria que não tem o melhor aspecto do mundo. O café é horrível e a decoração é do pior que há.
Quando compramos os bilhetes nem sequer fomos informados a que horas começava a visita ou a duração da mesma.
Mas quando saí do café/bilheteira comecei a ficar mais contente, havia uma pequena "quinta" com animais ao ar livre e pudemos ver o algar das grutas.



Nesta zona do país não há rios e as águas da chuva entranham-se completamente na terra e chegam às gritas.
Estas foram descobertas em 1947 quando as pessoas da região andavam à procura de água, lançaram cordas e desceram pelo algar super apertado e viscoso.
Quando começaram a sua caminhada dentro da gruta encontraram um precipício que os fez voltar para trás e voltar com mais homens e equipamentos.

Quando começamos a visita temos a oportunidade de ver um pequeno filme com toda a explicação sobre a geologia do local e a história de formação e descoberta da gruta. Eu gostei bastante desta parte, uma vez que as grutas não têm Centro Interpretativo temos a oportunidade e recolher alguma informação antes de entrarmos.



Sozinhos os primeiros a entrar na gruta não conseguiam fazer toda a sua exploração, mas a noticia da descoberta da gruta chegou a Lisboa e espeleólogos decidiram ir, também, explorar a gruta.
Dentro da gruta e com a ajuda de equipamento especifico foi possível descobrir a Galeria Grande, aí encontra-se a Fonte das Pérolas, as Galerias do Esparguete, o Orgão e o Rio Negro.

Tudo isto é realmente fantástico, imaginar como estas pessoas, sem acesso a grande equipamento e tecnologia conseguiram penetrar nas grutas sem medos e descobrir esta maravilha natural.
Ao longo da visita vamos sendo abordados pelo guia que nos conta uma pequena história e nos ajuda com as estalagmites e estalactites.



Durante os anos 50 de 60 as campanhas foram mais prolongadas e foi necessário fazer acampamentos dentro da gruta, graças a isto descobriu-se o Poço Final e foi possível fazer o primeiro levantamento topográfico da mesma.
Foi nesta altura que os exploradores começaram a desejar mostrar esta maravilha ao publico e para isso construíram centenas de metros de estrados e escadas em madeiro que mais tarde viriam a ser substituídos por pedra.

Uma das partes mais bonitas da gruta no meu entender é o Lago dos Desejos, apesar de não ter tirado nenhuma moedinha tenho de confessar que este é um daqueles locais que parece tirado de uma filme, parece que há ali uma névoa que torna o sítio misterioso e só de imaginar as centenas de desejos que já foram ali pedidos  quase que nos emocionamos.
Nesta parte do percurso o guia fez questão de fazer uma pequena piada sobre o Lago, mas deixem-me dizer que às vezes mais vale estar calado, já não chegava parecer um disco riscado a debitar informação e ainda por cima tem as piadas pré-feitas.


Nos anos 70 formou-se a Sociedade que ainda hoje explora estas grutas e em Agosto de 1974, 4 meses após o 25 de Abril foi feita a abertura das grutas ao publico.

Durante esta visita descemos 683 degraus e sem qualquer duvida que a escadaria é impressionante, não consigo imaginar o que é possível sentir quando se está sozinho naquele local, a imensidão pela qual estamos rodeados, o silencio, a calma...



Segundo o guia em 2007 foi descoberto mais 1km de galerias que se juntaram às restantes já existentes e fazendo um total de mais de 11km dos quais só visitamos 600m.
Estas grutas foram classificadas uma das 7 Maravilhas de Naturais de Portugal.

Realmente vale a pena visitar estas grutas, eu pessoalmente só não gostei da visita guiada pois não achei grande piada ao guia, parecia um robô. Também não gostei do facto de estar lá uma senhora a tirar-nos fotos para depois as vender no final, com o dinheiro que se paga bem que podiam oferecer uma foto no final.
Acho que as grutas são um bocadinho caras, se cobrassem menos podiam ter lá muito mais gente. Contudo não posso deixar de referir que é uma passeio fantástico e maravilhoso, cheio de novas descobertas e paisagens fantásticas que vale muito a pena.

Algumas imagens foram tiradas da net visto que as minhas ficaram muito escuras, mas espero que tenham gostado.

Informações Úteis 
Bilhete - 6,75 euros
Gratis para crianças até aos 5 anos

Horários´
Outubro a Março - 9h30 às 17h30
Abril a Maio - 9h30 às 18h00
Junho e Setembro - 9h30 às 19h00
Julho e Agosto - 9h30 às 20h00

You Might Also Like

11 comentários

  1. Gostei muito das fotos e de rever as grutas!
    Eu quero lá voltar, pois já visitei há bastante tempo ;)

    Beijinhos e bom Domingo <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. que sitio giro, parece ,mesmo fantástico (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria! Obrigada pela visita e comentário :) já sigo o teu blog há algum tempo! :)

    Já visitei estas grutas há muitos anos, tenho de regressar para mostrar à minha filha!
    Beijinho

    sosweetgirlythings.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Visitei essas grutas quando era criança, tenho que voltar ;)
    beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro visitar grutas, tenho de ir a essas :)
    Adorei o teu post,bastante completo!!
    Obrigada pela sugestão,beijinhos!

    missweetie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Visitei essas grutas à uns anos. É um passeio muito giro.

    aborboletamoderna.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Realmente o preço é um bocado puxado para ver algo que a mãe natureza nos ofereceu mas pelo que vi das fotografias vale a pena o bilhete!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Acho que apesar do preço é um lugar que vale a pena visitar, pela beleza e pela sua história. Obrigado por partilhares connosco!

    Vera,
    www.b-hyndher.com

    ResponderEliminar
  9. As Grutas de Mira D'Aire são lindas.
    Já visitei à alguns anos, mas gostaria de voltar lá e revisitá-las.
    As fotos estão muito bonitas ;)

    Beijinho <3
    https://mariamatrioska.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Search This Blog

Like Us

featured Slider

Popular Posts

LATEST POSTS

Popular Posts

Like me on Facebook