Visita Guiada com a Maria - Castelo de Leiria

03:15

No fim de semana decidi ir passear até Leiria, estava um dia fantástico, óptimo para passear e foi super divertido.
Quando falamos em Leiria nem sempre conseguimos perceber a verdadeira importância daquela cidade para a história de Portugal e para a nossa cultura, mas quando lá chegamos dá-nos uma enorme vontade de descobrir aquela cidade.



Durante a manhã aproveitei para ir à feira, além de ser grande tem coisas super baratinha e vale a pena dar lá uma espreitadela.
A tarde começou com uma visita ao castelo, e que visita.... quem vê o castelo da parte de baixo da cidade não imagina a beleza dele, não imagina o que está lá em cima.
Assim que entramos nas muralhas vemos o jardim  bem tratado onde está o segurança a tomar conta das entradas e das saídas. É aí que temos de comprar o nosso bilhete, para mim foi nesta parte que me deparei com o único aspecto negativo da visita, pois não há qualquer informação relativa ao castelo para dar às pessoas, não há um panfleto, não há uma explicação, nada.



O caminho começa por nos levar até à Torre de Menagem, esta encontra-se ainda bem conservada, com todas as suas paredes bem assentes. No interior da torre temos acesso ao seu ponto mais alto e até lá chegar-mos temos o "museu" do castelo, aí podemos ver várias replicas de artigos usados durante batalhas que decorreram no castelo, mas também espólio arqueológico aí recolhido.

Segundo estudos arqueológicos feitos no local pensasse que ali existiu uma ermida ou alcáçova antes de se construir o castelo.
O Castelo de Leiria foi mandado erguer por D. Afonso Henriques durante a reconquista cristã, na mesma altura também foi mandada construir uma capela em nome de Nossa Senhora da Penha e o castelo foi entregue a Paio Guterres mas este perdeu o castelo para os muçulmanos apenas dois anos depois durante uma incursão de D. Afonso Henriques à Galiza.
Foi D. Afonso que veio para recuperar o castelo que voltou a ser perdido e recuperado definitivamente em 1142.



Seguindo caminho na nossa viagem vamos até à capela, esta capela já foi recuperada durante o século XX, está em estado de ruína mas ainda é possível ver a zona do altar que é de enorme beleza.
Este é um óptimo local para quem quiser tirar fotos realmente bonitas ou até fazer uma pequena sessão fotográfica, o espírito que ali vive faz-nos viajar na história e tentar descobrir a vida daqueles que ali viveram.

Esta capela não é a original mas sim uma reconstrução da primeira e dedicada também a Nossa Senhora da Penha.
Quanto à muralha que circunda o castelo, esta só foi mandada construir já no reinado de D. Sancho.
Muitos monarcas ao longo de séculos foram dedicando atenções ao castelo e reformulando-o de diversas formas.



Depois sair da capela vamos até ao Paço de D. João I, aqui é o sítio ideal para descansar, podemos ver grande parte da cidade deste ponto e imaginar como os nossos reis viam o seu povo lá em baixo, imaginar a rainha D. Isabel com as suas aias e o pequeno D. Afonso IV a correr ao encontro da sua mãe.
No dia que lá fui havia um encontro de Xadrez e por isso foi impossível tirar fotos deste local mas garanto-vos que é um dos mais bonitos de todo o castelo.
A imagem que está em baixo é da Wikipedia mas serve para terem uma ideia do local.

Um dos monarcas que mais atenção dedicou a este castelo foi D. Dinis que o doou a D. Isabel juntamente com a vila de Leiria em 1300. Foi aqui que cresceu D. Afonso IV filho legitimo do rei mas não o favorito (mas isso é uma história para a vista à Quinta das Lágrimas :P).
D. Dinis decidiu, então passar o castelo a palácio e construir a Torre de Menagem.



Quando saímos do Paço de D. João I vamos até a um local do castelo onde existem diversas ruínas, segundo foi explicado por uma guia que estava com um grupo de turistas no local esta é a zona onde se construíram as primeiras casas do castelo. Mas eu não sei se esta informação é verdadeira ou não, mas posso garantir que é magnifica a nível visual.

Este castelo recebeu várias cortes e tornou-se bastante importante para Portugal. Com a Restauração da Independência em 1640 o castelo começou a ser largado e mais tarde ficou ao abandono. No século XIX com a Guerra Peninsular  as tropas francesas fizeram grandes estragos por toda a vila.
Só em 1915 começaram as obras de restauração do castelo para nos mostrar aquilo que ele é hoje.




You Might Also Like

19 comentários

  1. Adoro as fotografias!
    Nunca visitei o castelo de Leiria por dentro mas parece ser um plano optimo para um fim de semana :D
    Beijinho

    https://thathappymess.com/

    ResponderEliminar
  2. Que lugar lindo demais da conta! Bjs
    http://ponyrandom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. O sitio é lindo e as fotos estão muito giras também :D

    Seguimos o blog e o insta ^^
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  4. Que saudades de Leiria, as fotos estão super giras e adorei a saia!!
    beijinho
    catarinarife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Acho que nunca fui a Leiria, mas parece uma cidade super bonita e interessante! :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  6. Nunca lá fui mas fiquei cheia de vontade. Adorei as fotos
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  7. Nunca lá fui e eu adoro castelos, :) o ultimo onde entrei foi no de Sta. Maria da Feira

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  8. Que giro, já fui a Leiria mas nunca fui ao Castelo :) Gostei do teu blog, segui, beijinho *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que lugar incrível! As fotos ficaram muito legais =)
    Já estou seguindo o blog!!!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderEliminar
  10. Óptimas fotos, fui conhecer o castelo à 2 anos atrás numa visita ao meu irmão que estuda em Leiria e adorei. Tanto o castelo em si como as vistas sobre a cidade são dignas de uma máquina fotográfica ^_^
    Boa Páscoa, beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  11. Se passares pelo post de unhas tem como meteres o teu carimbo a funcionar
    ai que lugar lindo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Ainda não conheço Leiria, mas é bom conhecer um pouquinho dos cantos de Portugal, nem que seja pela globo esfera :)
    Gostei do post.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  13. Já fui mais que uma vez ao castelo de Leiria e acho que vale a pena a visita. Ainda assim, conseguiste ensinar-me umas coisinhas neste post sobre o castelo!

    ResponderEliminar
  14. Fiquei muito curiosa para visitar mas infelizmente sou de longe. Um dia quem sabe.

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    Fui ao cinema #3

    ResponderEliminar
  15. É tão bonito! Costumo ir a Leiria mas por acaso nunca visitei o castelo. Gostei muito das fotografias!
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  16. Eu achei bonito esse castelo, amo esses tipo de lugares e tenho sonho de visitar.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderEliminar
  17. Nunca fui, mas é um próximo sítio a visitar :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar

Search This Blog

Like Us

featured Slider

Popular Posts

LATEST POSTS

Popular Posts

Like me on Facebook